Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 67ª edição da SBPC recebe mostra sobre materiais de vidro

67ª edição da SBPC recebe mostra sobre materiais de vidro

Atividade é aberta a todos os interessados, especialmente aos participantes da SBPC Jovem

Entre os dias 12 e 18 de julho, o Campus São Carlos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sedia a a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Durante o evento ocorrem diversas atividades que apresentam a produção da comunidade científica brasileira e internacional. Uma delas é a mostra de iniciativas para divulgação e ensino sobre materiais vítreos. A atividade é organizada pelo Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica em parceria com o Center for Research, Technology and Education in Vitreous Materials, Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (CeRTEV/CEPID), ambos da UFSCar.
Dentre os objetos expostos estão uma coletânea de histórias em quadrinhos, estilo mangá, intitulada “Histórias de vidro”, desenhada por Adriana Iwata, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSCar; kits para demonstração das propriedades dos vidros, fotônica e órgão de taças.
A atividade também conta com a exposição "Ciência e Arte Inclusiva", que mostra fotos e modelos 3D dos cristais de vidro. Essas propostas são realizadas pelo projeto Mundo de Vidro, coordenado por Karina Lupetti, diretora do Ouroboros, e também pelos professores Ana Candida Rodrigues e Edgar Zanotto, do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar, e Marcelo Nalim, professor do Instituto de Química da Unesp, todos integrantes do CeRTEV.
“Divulgar a ciência dos vidros e a ciência em geral para o público da SBPC, principalmente para alunos dos ensinos fundamental e médio, é a proposta de divulgação científica do Ouroboros e do CeRTEV. A SBPC agrega estudantes de várias partes do Brasil e permite uma ampla visibilidade das iniciativas realizadas pelo CEPID, além de possibilitar uma troca de experiências entre monitores e visitantes”, ressalta Karina. Nesse sentido, a mostra tem como público-alvo todos os interessados pelo tema, especialmente participantes da SBPC Jovem. A atividade estará disponível ao público de 13 a 18 de julho, das 8 às 17 horas, na tenda da SBPC Jovem, montada na área Norte do Campus São Carlos da Universidade.
Ao todo, a 67ª Reunião Anual da SBPC agrega 212 atividades, com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior e gestores do sistema estadual e nacional de C&T. Haverá 64 conferências, 62 mesas-redondas, 52 minicursos, 13 sessões especiais, 11 simpósios, cinco assembleias e quatro encontros.