Você está aqui: Página Inicial / Notícias / SBPC terá estatística apresentada de forma simples e divertida

SBPC terá estatística apresentada de forma simples e divertida

A tenda da estatística faz parte da programação da SBPC Jovem, com atividades abertas a estudantes do ensino fundamental e médio

A aplicação de dados estatísticos estão presentes no nosso cotidiano, seja em pesquisas acadêmicas até no planejamento de investimentos no mercado financeiro. Atividades desenvolvidas na SBPC Jovem demonstram que é possível entender o mundo de números, probabilidades e amostragens de uma maneira divertida. A compreensão da estatística e a ampla utilização de informações matemáticas são temas que serão abordados na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre entre os dias 12 e 18 de julho na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de São Carlos.

A Tenda da Estatística compõe a agenda de programação de SBPC Jovem e do Dia da Família, que traz a proposta de reunir a família e ampliar o interesse pela ciência de adultos e crianças. A atividade é organizada pela professora Lisbeth Kaiserlian Cordani, do Instituto de Matemática e Estatística da USP, Doris Fontes, do Conselho Regional de Estatística, pela estatística Anelise Guimarães Sabbag e pelo Programa de Educação Tutorial PET Estatística da UFSCar. A tenda da SBPC jovem está instalada entre os dias 13 a 18 de julho, com atividades entre 8 e 18 horas.

A programação da SBPC também conta com atividades para professores. O minicurso “Estatística em Sala de Aula: Vamos Começar?” será ministrado por Anelise Sabbeg e pela professora Lisbeth Cordani e apresenta aos professores atividades que podem ser aplicadas em sala de aula, principalmente nos últimos anos do ensino fundamental e no ensino médio. Com abordagem em análise de dados, estimação e probabilidade, as propostas são simples, ligadas ao cotidiano dos alunos, fáceis de serem reproduzidas, sem formalismo. A proposta das ministrantes é facilitar a compressão da estatística e a incorporação dos conhecimentos com mais naturalidade. O minicurso ocorre entre os dias 14 e 17 de julho, das 8 às 10 horas, na Sala 83 do edificio de aulas teóricas AT-4, na área Norte do campus São Carlos.

Outro minicurso dedicado a professores aborda o tema “Avaliação Educacional: Entendendo a teoria da resposta ao item”, ministrado pelos professores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP Jorge Luis Bazán e Mariana Curi. O encontro apresenta as características das avaliações, o processo de elaboração de instrumentos e de questões e introduzir os conceitos dos modelos adotados, enfatizando os modelos da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Adicionalmente, a interpretação dos modelos da TRI será mostrada em outros contextos além do âmbito educacional. Combinando metodologias expositivas e oficina, o minicurso tem como resultado a formação de indivíduos com capacidade crítica para o entendimento dos resultados que se divulgam usando TRI. O minicurso ocorre entre os dias 14 e 17 de julho, das 8 às 10 horas, na Sala 82 do edificio de aulas teóricas AT-4, na área Norte do campus São Carlos.

As atividades são promovidas pela Associação Brasileira de Estatística com o apoio do Conselho Regional de Estatística da 3a Região (Conre3).