Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Pesquisador: Conheça a busca de anterioridade, prática fundamental na área de patentes, no estande da UFSCar

Pesquisador: Conheça a busca de anterioridade, prática fundamental na área de patentes, no estande da UFSCar

A Agência de Inovação da UFSCar está oferecendo a busca de anterioridade de patentes no estande da Universidade, localizado na tenda da ExpoT&C, na área Norte do Campus São Carlos. O estande faz parte da SBPC Inovação e estará disponível durante toda a 67ª Reunião Anual da SBPC, que está acontecendo entre os dias 12 e 18 de julho.

A novidade é um dos três requisitos obrigatórios para patentear uma nova descoberta, além de atividade inventiva e aplicação industrial. Por isso, a busca de anterioridade torna-se imprescindível no processo de proteção à propriedade intelectual, pois permite identificar o estado da arte no campo de aplicação do possível invento, fazendo um levantamento nas bases de dados a fim de verificar a originalidade daquela criação. As bases de dados utilizadas são dos órgãos oficiais como: INPI (Brasil), USPTO (Estados Unidos), Espacenet (Europa) e Derwent Innovation (internacional). A Thomson Reuters, responsável pela Web of Science, disponibilizou acesso ao seu banco, que permite uma busca mais precisa e eficaz, como também a identificação do potencial mercadológico da tecnologia.

Mesmo não sendo uma prática obrigatória, a importância da busca de anterioridade reside na possibilidade de prevenir conflitos, reduzir os riscos de perda do investimento, além de diminuir os gastos com honorários profissionais de advogados e agentes da propriedade intelectual.

Não deixem de conferir o estande da busca de anterioridade, que conta com o trabalho da equipe da Agência de Inovação da UFSCar e compõe a SBPC Inovação durante esta semana.

registrado em: