Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Cultura e Ciência para a Família encerram programação da 67ª SBPC

Cultura e Ciência para a Família encerram programação da 67ª SBPC

Literatura, orquestra de viola, chorinho, maracatu, músicas de grandes intérpretes e o show Beatles para Crianças são as atrações da SBPC Cultural

A 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), chega ao fim neste sábado, dia 18 de julho. No último dia do maior evento científico da América Latina ocorre o "Dia da Família na Ciência", com uma programação voltada à interação com a comunidade e atividades que evidenciam como a Ciência está presente no dia a dia das pessoas.E não é só ciência.

Na SBPC Cultural, a partir das 10 horas da manhã, diversas intervenções artísticas ocorrem na Praça da Cultura, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. O grupo Mudas Práticas Educativas traz o projeto banho de leitura, no qual os visitantes de qualquer idade poderão apreciar diversos tipos de literatura dentro de uma banheira com almofadas e livros. "O foco é incentivar a leitura por meio do contato prazeroso com os livros", conta Ailton Guedes, mediador de leituras do projeto.

Às 11h30, a orquestra de viola Amigos Violeiros de São Carlos, grupo que existe há 10 anos, resgata a cultura caipira por meio da música de raiz. A partir das 13 horas, acontece o show do grupo Hamilton e seus Estados. Com mais de 15 anos de estrada, e formada na UFSCar, a banda traz sucessos de grandes intérpretes brasileiros. Já às 14 horas ocorre o show “Das Rodas aos Contemporâneos” com a Academia do Choro. Referência na cidade, o projeto objetiva divulgar o chorinho e a música popular instrumental brasileira.

Às 15 horas, haverá o Cortejo Maracatu com Rochedo de Ouro, grupo artístico de São Carlos que vivencia a cultura do Maracatu de Baque Virado por meio de sua música e dança, em um trabalho que valoriza a cultura tradicional do povo brasileiro. O encerramento da programação da SBPC Cultural no “Dia da Família na Ciência” ocorre com o show “Beatles para Crianças” com o grupo Passarinho, às 16 horas. Trata-se de um show de rock para crianças com um repertório incrível e cheio de histórias para toda família.

A SBPC Indígena também estará com atividades durante todo o dia. Haverá exposição de artesanatos, pintura corporal, rodas de conversa e danças a partir das 10 horas. As atividades ocorrem na Tenda Indígena, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Todas as atividades são abertas ao público.

Em 2015, a diversidade da arte e as cores da cultura paulista marcaram presença na SBPC. A SBPC Cultural reuniu mais de 40 apresentações artístico-culturais em vários locais da cidade de São Carlos. Foram realizados espetáculos de dança, música, teatro, dentre outros.

No “Dia da Família na Ciência”, também estará aberta ao público a SBPC Jovem, evento dirigido especialmente a crianças e jovens com o objetivo de promover o contato de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio com o conhecimento científico, pesquisadores e experimentos, buscando assim despertar o interesse pela Ciência; e a ExpoT&C, feira de Ciência, Tecnologia e Inovação que reúne 37 expositores e que permanece aberta à visitação até às 19 horas.

Mais informações sobre a 67ª Reunião Anual da SBPC, em www.sbpc.ufscar.br, na página do evento no Facebook e no site da própria SBPC.