Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Expo T&C estará aberta para visitação no Dia da Família na Ciência

Expo T&C estará aberta para visitação no Dia da Família na Ciência

Exposição de Ciência e Tecnologia ocorre no Campus São Carlos da UFSCar e compõe programação da 67ª Reunião Anual da SBPC

Amanhã, dia 18 de julho, no último dia da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, acontece na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) o “Dia da Família na Ciência”. Com uma programação voltada à interação com a comunidade e atividades que evidenciam como a Ciência está presente no dia a dia das pessoas, os visitantes poderão conferir as atrações da SBPC Cultural, visitar a SBPC Jovem e a Expo T&C, das 9 às 17 horas.

A ExpoT&C, feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, reúne 37 expositores em mais de 6 mil m², dentre os quais estão a própria UFSCar; os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Defesa Nacional; editoras acadêmicas, dentre as quais a EdUFSCar; agências de fomento, como a Capes e a Fapesp; o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD); empresas de base tecnológica e outras instituições, como o Senai e o Sebrae.

Um robô desenvolvido com a técnica LIBS, a mesma que a NASA empregou no Rover Curiosity (jipe robótico) levado a Marte para mapear lavouras, tecnologias que usam a luz para diagnosticar precocemente o cancro cítrico e a pior doença da citricultura – o greening, também conhecida Huanglongbing (HLB), um jogo da memória que estimula os jogadores a desenvolver a consciência ecológica e um sistema que permite a busca de anterioridade de patentes são alguns dos destaques dos estandes que compõem a Expo T&C.

No estande da UFSCar, que apresenta informações sobre os Centros Acadêmicos que compõem a Universidade e das cidades que abrigam os campi, foi montado o museu interativo a céu aberto “Caminhos do Conhecimento”, um museu que conta a história das diversas áreas do conhecimento. Já no estande da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o visitante pode conferir os principais resultados científicos obtidos pelos 17 Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs), apoiados pela FAPESP, e suas ações para transferir, compartilhar e difundir o conhecimento gerado em benefício da sociedade. Representantes dos 17 Centros estarão no estande para esclarecer sobre suas pesquisas e formas de agregar jovens pesquisadores.

Serão apresentadas também informações sobre o Programa Biota-FAPESP, de pesquisa em caracterização, conservação e uso sustentável da Biodiversidade do Estado. Também será possível saber mais sobre o Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN), que tem como objetivo promover o avanço do conhecimento e sua aplicação em áreas relacionadas à produção de bioenergia no Brasil.

No “Dia da Família na Ciência”, a SBPC Cultural também oferece uma programação com diversas intervenções artísticas, que ocorrem na Praça da Cultura, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. A SBPC Jovem, evento dirigido especialmente a crianças e jovens com o objetivo de promover o contato de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio com o conhecimento científico, pesquisadores e experimentos, buscando assim despertar o interesse pela Ciência, também estará aberta para visitação.

Mais informações sobre a 67ª Reunião Anual da SBPC, em www.sbpc.ufscar.br, na página do evento no Facebook e no site da própria SBPC.

Texto: Eduardo Sotto Mayor (Comissão de Comunicação da Reunião Anual / CCS-UFSCar)