Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Helena Nader: “A população deve se apoderar da SBPC”

Helena Nader: “A população deve se apoderar da SBPC”

Os ministros da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação já confirmaram presença

A presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, esteveem São Carlose Araraquara para divulgar a 67ª Reunião Anual da entidade, que será na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), de12 a18 de julho. Acompanhada do vice-reitor da universidade, Adilson de Oliveira, Helena visitou órgãos de imprensa e fez visitas institucionais na Universidade de São Paulo (USP), na Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp) e na Prefeitura de Araraquara.

“Vamos mostrar São Carlos e a região para o resto do Brasil e para o mundo de uma forma diferente. Vocês têm muitos eventos científicos, mas este congresso é diferente porque congrega todas as áreas do conhecimento”, salientou Helena. A SBPC tem cerca de 130 entidades científicas associadas de todas as áreas do conhecimento – exatas, biológicas e humanas.

Helena fez questão de enfatizar que a população da cidade e da região deve participar e que o acesso às atividades é livre. “ A população deve se apoderar da reunião”, salientou. A presidente disse que os ministros da Educação, Renato Janine Ribeiro, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, já confirmaram  presença. “Estamos aguardando a confirmação dos ministros da Cultura e da Defesa”, salientou.

Um dos atrativos do encontro anual é a ExpoT&C, uma grande mostra de ciência, tecnologia e inovanção, que é realizada em uma tenda de seis mil metros quadrados. “A ExpoT&C reúne vários experimentos, inclusive os da Marinha e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação”, detalhou.

A expectativa é que a cidade receba entre 10 e 15 mil pessoas por dia para assistir uma das mais de 50 conferências e 50 debates, além de minicursos, sessões de pôsteres, simpósios, assembleias, encontros e sessões especiais. Ao lado da programação científica, a reunião conta com eventos paralelos nas chamadas SBPC Jovem, SBPC Indígena, SBPC Cultural e SBPC Inovação, cujas atividades serão organizadas pela UFSCar.

“Nós que somos os anfitriões da SBPC estamos trabalhando bastante”, disse o vice-reitor, que é o responsável pelo comitê executivo local. A expectativa da universidade é receber bem todos os visitantes. A área Norte do campus São Carlos está recebendo  melhorias para sediar o evento. “A inovação é uma marca de São Carlos, queremos mostrar isso para o país”, salientou Oliveira.

registrado em: