Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Inovação tecnológica ganha destaque na SBPC São Carlos

Inovação tecnológica ganha destaque na SBPC São Carlos

“Inovar é transformar o conhecimento em riqueza”, explica diretora da Agência de Inovação da UFSCar

A inovação tecnológica ganhará destaque na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) – que será em São Carlos de 12 a 18 de julho. A comissão SBPC Inovação, coordenada pela professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Ana Lúcia Vitale Torkomian, organiza uma programação específica.

“Inovar é transformar o conhecimento em riqueza”, explica Ana Lúcia. “As universidades são demandadas cada vez mais para contribuir com o desenvolvimento econômico”, completa.

Para Ana Lúcia, que também é diretora da Agência de Inovação da UFSCar, é animadora a atenção que a inovação está ganhando. “Mostra que a comunidade científica valoriza a inovação porque sabe da importância que ela tem para o país e para o mundo”, ressalta.

A programação da SBPC Inovação será transversal e integrará a programação geral. Serão minicursos, mesas-redondas, palestras e sessões especiais que debaterão a inovação tecnológica e mostrarão a relação entre universidades, empresas tecnológicas e instituições de pesquisa e fomento.

Um dos minicursos tratará da proteção de propriedade intelectual e a transferência de tecnologia. Haverá uma palestra sobre patentes como informação tecnológica e os conflitos entre patentear e publicar. Ocorrerão ainda debates sobre o papel da universidade no Sistema Nacional de Inovação e sobre as políticas de incentivo à inovação e discussões sobre a legislação atual do país, como a Emenda Constitucional 85 e a Lei da Biodiversidade, recentemente aprovada pelo Congresso Nacional.

“São Carlos é conhecida como a Capital Nacional da Tecnologia. Temos várias experiências de sucesso por aqui e queremos marcar essa edição da SBPC com o tema da inovação”, finaliza Ana Lúcia.

A programação completa da SBPC Inovação, assim como a programação geral serão divulgados no site www.sbpc.ufscar.br. A programação científica preliminar já está no site www.sbpcnet.org.br.

(foto: site Finep)