Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Mesa-redonda discute parceria entre setores público e privado para atender demandas tecnológicas

Interação entre universidades e empresas aparece como principal frente a ser trabalhada

Aconteceu ontem a mesa redonda “Parcerias entre os setores público e privado para atendimento de demandas tecnológicas”, coordenada por Cristina Maria Hermida Quintela, Presidente do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec). A mesa contou com a presença de João Fernando Gomes de Oliveira, Diretor-Presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii); Naldo Dantas, Secretário Executivo da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei); e Marcus Vinícius Bezerra, Gerente Adjunto da Unidade de Inovação do Sebrae nacional.

Em sua fala, Gomes de Oliveira apresentou o modelo de apoio à inovação implementado pela Embrapii, que tem o objetivo de aumentar o investimento privado em inovação no Brasil por meio do fortalecimento da relação das indústrias com as universidades e institutos de pesquisa. “Por que o empresário brasileiro não inova é uma das perguntas mais ouvidas pela gente. As respostas são várias, mas o dado principal é que eles têm aversão a colocar dinheiro em algo que não sabem se dará certo”, contou.

Marcus Bezerra, por sua vez, apresentou o conceito de inovação do Sebrae, que segue o Manual de Oslo, segundo o qual a inovação seria “a implementação de um produto, bem ou serviço novo ou significativamente melhorado em um processo ou um novo método de marketing ou organizacional nas práticas de negócio”. Ele explicou que a “taxa de mortalidade” de empresas no Brasil é de 24%, um número alto se comparado a outros países, e que uma empresa pode ganhar muito em qualidade, otimização e eliminação de desperdícios quando implanta práticas inovadoras.

A partir disso, Bezerra apresentou alguns dos programas desenvolvidos pelo Sebrae para promover a prática inovadora nas pequenas empresas, dando destaque para a plataforma Sebraetec, que busca viabilizar aos pequenos negócios o acesso aos serviços tecnológicos, atuando como aproximador das empresas com as instituições de Ciência e Tecnologia brasileiras. “A gente quer aproximar as universidades da nossa plataforma. Pegar os fornecedores e ver o que eles têm a oferecer e pegar a pequena empresa e ver o que ela precisa. Promover o encontro entre os dois setores”, afirmou.

Naldo Dantas afirmou que a Anpei é a única associação brasileira multisetorial e codependente que reúne os principais profissionais que praticam a inovação ancorada em tecnologia e geração de negócios de alto valor agregado. Para o Secretário Executivo, o que une as pessoas na Anpei é a transformação do ecossistema de inovação para posicionar o Brasil como protagonista global através do trabalho conjunto. “A Anpei acredita que só seremos protagonistas globais no dia em que trabalharmos juntos e em que cientistas brasileiros estiverem nos principais laboratórios e projetos mundiais. Ela tem o objetivo de trabalhar com temas de fronteira, com aquela pessoa que está batendo a cabeça em um quarto escuro e que precisa de alguém que tenha experiência e diga o que dá ou não dá certo.”

Texto: Paula Penedo (Comissão de Comunicação da Reunião Anual / FAI-UFSCar)