Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Química Verde e sustentabilidade é tema de simpósio da SBPC

Química Verde e sustentabilidade é tema de simpósio da SBPC

Simpósio "Química Verde e Sustentabilidade" discute preservação do meio ambiente

Aliar o desenvolvimento tecnológico, aumento de produtividade, menor desperdício de matérias-primas, redução na geração de resíduos e preservação do meio ambiente é o desafio proposto pela Química Verde. O tema será discutido na  67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no dia 17 de julho, com o simpósio "Química Verde e Sustentabilidade", coordenado pela professora do Departamento de Química (DQ) da UFSCar Vania Zuin e com apresentações dos professores Cláudio José de Araújo Mota do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rafael Luque da Universidad de Córdoba e Maria Fatima das Graças Fernandes da Silva do DQ da UFSCar.

O professor Mota realiza pesquisas relacionadas à utilização de matérias-primas renováveis, como etanol, glicerina e gás carbônico, na produção de insumos químicos, desenvolvimento de catalisadores e utilização de biomassa em produtos com valor agregado. O processo de valorização de biomassa também é um dos focos de pesquisa do professor Rafael Luque, além de processos catalíticos com nanopartículas e utilização de resíduos para a produção de combustíveis. Na UFSCar, as professoras Vania Zuin e Maria Fatima da Silva desenvolvem atividades de graduação e pós-graduação, com projetos relacionados à sustentabilidade, química de produtos naturais e educação científica e ambiental.

A reunião Anual da SBPC será realizada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de São Carlos, entre os dias 12 e 18 de julho. O simpósio "Química Verde e Sustentabilidade" ocorre no dia 17, na sala 161 do edifício de aulas teóricas AT-7, na área Norte do campus São Carlos, a partir das 15h30. A programação completa da Reunião Anual da SBPC pode ser conferida neste site.