Você está aqui: Página Inicial / Notícias / SBPC Jovem integra programação do Dia da Família na Ciência neste sábado (18/7)

SBPC Jovem integra programação do Dia da Família na Ciência neste sábado (18/7)

Atividades, que ocorrem no Campus São Carlos da UFSCar, são dirigidas à interação com a comunidade, mostrando que a ciência faz parte do dia a dia das pessoas

Termina neste sábado, dia 18 julho, a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A partir das 9 horas acontece, dentro do maior evento científico da América Latina, o “Dia da Família na Ciência”. Até às 17 horas, haverá no Campus São Carlos da UFSCar uma programação dirigida à interação com a comunidade, mostrando que a ciência faz parte do dia a dia das pessoas.

Com atividades baseadas no tema “Luz, Ciência e Ação”, a SBPC Jovem, que faz parte da Reunião Anual desde 1993, estará aberta a visitações com atividades dirigidas a estudantes e que visam despertar o interesse pela ciência praticada em todas as áreas do conhecimento, oferecendo um ambiente convidativo e desafiador para os futuros cientistas do Brasil.

Na “Tenda Jovem”, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, são realizadas cerca de 30 atividades. Os visitantes podem conhecer os museus itinerantes, exposições interativas e participar de jogos e apresentações de protótipos, como os aeromodelos desenvolvidos por estudantes da UFSCar. Outro destaque da SBPC Jovem é a mostra “Photographia na Escola”, em que escolas das redes pública e privada de São Carlos e região foram convidadas a participar com imagens que retratem o tema desta edição.

Na SBPC Jovem, as crianças também participam de uma competição de futebol de robôs e o Circo da Ciência, que é parceiro da SBPC há mais de uma década. Outra parceira do evento que está presente em um dos estandes é a Agência Espacial Brasileira. Em outros espaços da Tenda os visitantes podem receber orientações nutricionais, noções de primeiros socorros e esclarecimentos sobre vacinas.

No “Dia da Família na Ciência”, a SBPC Cultural também oferece uma programação com diversas intervenções artísticas, que ocorrem na Praça da Cultura, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, a partir das 10 horas. A ExpoT&C, feira de Ciência, Tecnologia e Inovação que reúne 37 expositores, dentre os quais estão a própria UFSCar e a Universidade Federal do Acre, onde ocorreu a reunião da SBPC em 2014; os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Defesa Nacional; editoras acadêmicas, dentre as quais a EdUFSCar; agências de fomento, como Capes e Fapesp; o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD); empresas de base tecnológica e outras instituições, como o Senai e o Sebrae, também permanecerá aberta à visitação até às 19 horas.

Mais informações sobre a 67ª Reunião Anual da SBPC, em www.sbpc.ufscar.br, na página do evento no Facebook e no site da própria SBPC.

Texto: Eduardo Sotto Mayor (Comissão de Comunicação da Reunião Anual / CCS-UFSCar)