Você está aqui: Página Inicial / Notícias / UFSCar discute com dirigentes a participação de escolas na SBPC Jovem

UFSCar discute com dirigentes a participação de escolas na SBPC Jovem

O Vice-Reitor da UFSCar, Adilson de Oliveira, que coordena a comissão local de execução da 67ª Reunião Anual da SBPC, recebeu em seu gabinete no dia 9 de abril os dirigentes das Diretorias de Ensino de quatro regiões.
UFSCar discute com dirigentes a participação de escolas na SBPC Jovem

SBPC Jovem

O Vice-Reitor da UFSCar, Adilson de Oliveira, que coordena a comissão local de execução da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), recebeu em seu gabinete no dia 9 de abril os dirigentes das Diretorias de Ensino de quatro regiões – São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Limeira –, juntamente com representante da Secretaria Municipal de Educação de São Carlos. O objetivo do encontro – que deu continuidade à reunião realizada em fevereiro com o Secretário Estadual de Educação – foi a definição de estratégias que garantam a participação dos professores e estudantes da rede estadual nos eventos que acontecem de 12 a 18 de julho no Campus São Carlos da UFSCar, particularmente a SBPC Jovem.

A SBPC Jovem, evento que acontece paralelamente à programação científica da Reunião Anual, é composta por atividades voltadas a estudantes da Educação Básica, com o objetivo geral de despertar o interesse dos jovens pela Ciência, pela Tecnologia e pela Inovação. Para a estruturação da programação, a comissão responsável pela SBPC Jovem realizou chamada de propostas, na qual foram recebidos mais de 40 projetos, relacionados a exposições, oficinas, peças de teatro, observações astronômicas e atividades interativas lúdicas, dentre outros, que envolvem centros de divulgação científica de todo o País. Tais propostas estão sendo agora sistematizadas e analisadas quanto ao mérito e à viabilidade de realização.
Além dessas atividades, a programação da SBPC Jovem terá apresentação de trabalhos dos estudantes da Educação Básica na forma de "fotolegenda", em que uma imagem – por exemplo, de um experimento preparado para uma feira de ciências – é apresentada acompanhada de uma legenda. "Na reunião, os dirigentes das Diretorias de Ensino se mostraram muito entusiasmados com a possibilidade de participação dos estudantes na Reunião Anual e, particularmente, com a possibilidade de apresentação dos fotolegendas. As escolas deverão ser responsáveis pela seleção dos trabalhos a serem apresentados, e contaremos com as Diretorias de Ensino para estruturarmos as regras de participação e, também, para estimular essa participação. A Secretaria Estadual já se comprometeu com o transporte dos estudantes, e em breve deveremos conversar também com as secretarias municipais de Educação dessas regiões. Assim, aos poucos, a SBPC Jovem vai tomando forma, e nós criando grandes expectativas de recebermos aqui essas crianças e jovens e seus professores!", comemora o Vice-Reitor.